A grande sensação do momento são os famosos "Tetos verdes", vários arquitetos já proporam soluções para aproveitamento dos telhados, transformando as cidades - vistas de um helicóptero - em enormes jardins, como no filme: E se fosse verdade.Deixar os grandes centros urbanos mais arborizados, bonitos e com menos emissão de carbono não é das tarefas mais fáceis. Até porque o cenário que se apresenta é mesmo o de uma verdadeira selva – só que de pedra e concreto.
Nesse caso, os telhados verdes, que cobrem com plantas o topo dos edifícios e casas e, assim, melhoram a qualidade do ar, são ótimas opções para tornar os ambientes naturalmente mais frescos e belos. Mas o estúdio de design Kalomix, de Hong Kong, quis deixar essa ideia ainda mais inovadora.
Sua última invenção é o Green Puzzle, um tapete móvel munido de painéis solares flexíveis em formato de folhas e que também permite plantar grama de verdade. Além de não requerer nenhuma obra faraônica – é só montar os tapetes e pronto! –, os painéis solares captam a luz do Sol e a transforma em eletricidade para abastecer os próprios edifícios. Já a grama captura o gás carbônico e produz oxigênio, filtrando o ar poluído. E ainda para quem quiser dar uma voltinha pelo telhado, os designers projetaram uma superfície macia – pronta para massagear pés cansados.
Vai levar um tempinho, mas um dia, quem sabe essa tecnologia não chega aqui?
Por enquanto nossa realidade é bem diferente, mais parecida com a historia contada no Filme: E se fosse verdade...
A intenção de ajudar o planeta até existe, mas a falta de tempo por excesso de trabalho acaba transformando o sonho de ter um jardim no telhado de casa algo para o futuro...
E realmente é necessário pesnar muito bem antes de se enfiar numa tarefa como essa de manter um telhado verde, pois além de ser uma execução dispendiosa, requer extremo cuidado de manutenção.
Esse é um quadrinho que exemplifica a execução de um telhado verde - muito cuidado na hora de contratar o profissional para executar o serviço, pois um telhado verde pode se transformar em um Filme de Terror monstruoso.
Mas é claro que se você tem tempo, gosta ou prefere desestressar cuidando e conversando com suas plantinhas ou duendes de seu novo jardim, fique a vontade e desfrute dos recursos inovadores que um bom paisagista pode projetar e ensinar a cuidar.
Não esqueça de convidar seus amigos para conhecer o novo jardim e passar bastante parte de sua vida junto a natureza, pq faz um bem danado...




Postar um comentário