Roberta Sta Cruz
O que representa um bom projeto de instalações prediais em sua casa?

Fazendo uma comparação entre o corpo Humano e a Estrutura da casa, de acordo com o Feng Shui (ciência milenar chinesa), encontramos alguns significados importantes...

Portas e Janelas são os mais falados, talvez porque a maioria dos consultores e Feng Shui não estejam habituados tanto com as instalações das residências... aproveitando que passei a maior parte da minha vida projetando as instalações, ou seja, o funcionamento das residências, fiquei muito atraida pelo tema e comecei a refletir em minha própria casa e como diz um ditado popular "Casa de ferreiro espeto de pau" andei comprovando o que de fato pode parecer crendice popular, mas é a mais pura realidade, ou então eu realmente estou pirando....

Mas para não deixar ninguém na dúvida vai algumas explicações:

*Porta principal de entrada da casa = Boca - entrada de todas as energias, tanto positivas, quanto negativas e para evitar a entrada de energia negativa, vai uma dicazinha rápida, coloque um Baguá preferencialmente de vidro, pois ele reflete as energias negativas e dá passagem apenas as energias boas.

*Janelas  = nossos olhos, por isso o aconselhavel são vidros transparentes e bem limpos, assim você poderá ver claramente o horizonte, a invasão de privacidade pode ser contida com cortinas e persianas e quem sabe até insulfim... ou seja, evite vidros foscos ou quebrados, afinal você não quer ter uma visão destorcida da vida.

Vamos ao assunto que mais chamou minha atençao:

Fiação elétrica: o sistema nervoso


Se você acha que sua casa não tem sistema nervoso, se enganou redondamente. Quando estamos nervosos, nosso temperamento explode. Temos raiva. Podemos quebrar tudo e ter dores de cabeça. Em uma casa, o sistema elétrico representa o sistema nervoso. Agora, quando os moradores são muito nervosos e explosivos, isto pode provocar grandes estragos na rede elétrica. Por exemplo: curtos circuitos, lâmpadas queimadas, aparelhos queimados ou funcionado mal. Podem ocorrer variação na voltagem da rede. Computadores travam e carros falham toda a parte elétrica.

Telefone ou comunicação: ouvir e falar

Como o próprio nome dos projetos diz é a comunicação. Através do telefone, comunicamo-nos com o mundo exterior. Nós falamos e ouvimos simultaneamente. Na casa, o sistema telefônico, além de estar associado à fala e audição, está associado também ao sistema nervoso central. Quando o telefone falha ou deixa de funcionar, talvez não queiramos ouvir ou escultar algo.

Sistema hidráulico: as emoções


Quando estamos tristes, choramos. Quando estamos alegres, choramos. Quando estamos com raiva, choramos. Nosso emocional está associado com o elemento água. É muito importante notar como estão os encanamentos em sua casa. Canos entupidos ou vazamentos, além da conta de água muito alta, podem ser um sinal que alguém na casa não está com as emoções equilibradas. E nem sempre iremos saber quem é, pois o estado emocional de pessoa é muito íntimo.

Sistema de Esgoto sanitário: Sistema excretor


Dispensa comentários mais profundos. Brincadeira, bem porque esse é um dos principais pontos de saida de energia, mas precisa de um dia para descrever os cuidados que devemos ter com o Esgoto da Casa.


Hoje o assunto foi sério, pois de acordo com a teoria do Feng Shui tradicional, as instalações prediais  deveriam ter a mesma importância que o acabamento e a decoração da casas, e infelizmente não é o que vemos no dia-a-dia...

"A estrutura de sua residência representa a Estrutura de sua família"

Com essa filosofia: Não pense que as instalações prediais são um detalhe bobo que qualquer eletricista e/ou bombeiro hidráulico conhecido, pode colocar sua casa funcionando de forma mais eficiente e barata...

Então já é hora de mudarmos a Filosofia ocidental e priorizarmos tudo dentro de uma casa, até o que fica atras das paredes, embaixo dos pisos e passa por cima do gesso de rebaixo do teto...
Roberta Sta Cruz
A grande sensação do momento são os famosos "Tetos verdes", vários arquitetos já proporam soluções para aproveitamento dos telhados, transformando as cidades - vistas de um helicóptero - em enormes jardins, como no filme: E se fosse verdade.

Deixar os grandes centros urbanos mais arborizados, bonitos e com menos emissão de carbono não é das tarefas mais fáceis. Até porque o cenário que se apresenta é mesmo o de uma verdadeira selva – só que de pedra e concreto.

Nesse caso, os telhados verdes, que cobrem com plantas o topo dos edifícios e casas e, assim, melhoram a qualidade do ar, são ótimas opções para tornar os ambientes naturalmente mais frescos e belos. Mas o estúdio de design Kalomix, de Hong Kong, quis deixar essa ideia ainda mais inovadora.

Sua última invenção é o Green Puzzle, um tapete móvel munido de painéis solares flexíveis em formato de folhas e que também permite plantar grama de verdade. Além de não requerer nenhuma obra faraônica – é só montar os tapetes e pronto! –, os painéis solares captam a luz do Sol e a transforma em eletricidade para abastecer os próprios edifícios. Já a grama captura o gás carbônico e produz oxigênio, filtrando o ar poluído. E ainda para quem quiser dar uma voltinha pelo telhado, os designers projetaram uma superfície macia – pronta para massagear pés cansados.


Vai levar um tempinho, mas um dia, quem sabe essa tecnologia não chega aqui?

Por enquanto nossa realidade é bem diferente, mais parecida com a historia contada no Filme: E se fosse verdade...

A intenção de ajudar o planeta até existe, mas a falta de tempo por excesso de trabalho acaba transformando o sonho de ter um jardim no telhado de casa algo para o futuro...

E realmente é necessário pesnar muito bem antes de se enfiar numa tarefa como essa de manter um telhado verde, pois além de ser uma execução dispendiosa, requer extremo cuidado de manutenção.



Esse é um quadrinho que exemplifica a execução de um telhado verde - muito cuidado na hora de contratar o profissional para executar o serviço, pois um telhado verde pode se transformar em um Filme de Terror monstruoso.

Mas é claro que se você tem tempo, gosta ou prefere desestressar cuidando e conversando com suas plantinhas ou duendes de seu novo jardim, fique a vontade  e desfrute dos recursos inovadores que um bom paisagista pode projetar e ensinar a cuidar.

Não esqueça de convidar seus amigos para conhecer o novo jardim e passar bastante parte de sua vida junto a natureza, pq faz um bem danado...


Roberta Sta Cruz
Os chineses sempre foram muito cuidadosos ao escolher um local para estabelecer uma vila, uma cidade ou uma capital. Um local bem escolhido poderia trazer prosperidade, enquanto uma escolha errada poderia trazer fome e miséria. A responsabilidade pela escolha de um local auspicioso pesava nos ombros do homem que possuía os conhecimentos necessários para realizar essa difícil tarefa. Experiências foram passadas de geração em geração, estabelecendo o que hoje chamamos de "Feng Shui", ou mais corretamente "Kan Yu".


Conquistar a natureza através de conhecimentos científicos faz parte da filosofia do Oriente, onde as pessoas se consideram parte do Universo em que vivem. Por essa razão, o homem deveria tentar estar em harmonia com a Natureza. Feng Shui é simplesmente um estudo do meio ambiente. Se um praticante de Feng Shui se desvia do processo da criação da harmonia do meio ambiente com a natureza, ele não é um genuíno Mestre de Feng Shui. De fato, "O Livro dos Ritos", antigo livro de Feng Shui, escrito por Kuo Po (300 anos D.C.), enfatizava a preservação do meio ambiente. Ele aconselhava o povo a não ferir os Dragões (montanhas), para evitar desastres.

Todos os Mestres de Feng Shui da Dinastia Tang ensinavam que uma construção, baseada nos princípios de estruturação harmônica dos campos energéticos do Universo, apresentava bom Feng Shui.

Resumindo: Feng Shui é o estudo que nos ensina a forma como criar um amniente bonito e harmonioso.
Roberta Sta Cruz
 É natural acreditar que a "Sustentabilidade" não passa de um simples modismo, como vários outros que acabaram esquecidos com o tempo, Mas ao contrário dos demais, a Sustentabilidade Chegou devagar e aos poucos está atingindo proporções gigantescas, no cenário Economico do Mercado Mundial, como?

Muito Simples...
Abrindo o Armário de qualquer mulher inteligente, encontramos de cara A peça chave qu denominamos: "Pretinho básico",  que serve como "a chave do enigma" e de extremo bom gosto. Pense em como o famoso "pretinho básico"nunca Saiu de moda, e quantas vezes ele fez sua alegria em tempos de vacas magras e, melhor ainda, em tempos de  vacas fora do peso.

E o Que Seu vestidinho básico em em comum com a "Sustentabilidade"?

Uma palavrinha mágica que faz a felicidade de qualquer Parceiro - Economia direta.

Podemos dizer, e até mesmo garantir, que Filtros de Reúso de águas pluviais ou de "água cinza", futuramente serão nossos "pretinhos básicos". E você certamente irá se lembrar dessa analogia na hora em que o Carteiro entregar sua Conta d'água... e seu parceiro (a) não entenderá como Willian Bonner e Fátima Bernades deixaram de mencionar no Jornal Nacional a queda da tarifa das Contas d'água em mais 50%.


Apesar de toda brincadeira, o papo é sério ...

É claro, que como tudo na vida, existem vários tipo de filtros, desde os industrializados até os construidos Não canteiro de obra.

Na hora de pensar em um filtro de reuso de águas pluvial  ou  "água cinza", o que realmente importa para começarmos a falar de economia é a disponível capital, ser consciente nessa hora  é tão fundamental como lembrar-se que os Filtros também necessitam de Manutenção.

Existem Projetos de Filtros que podem ser construidos na própria obra na, com Profissionais capacitados, que garantem execelentes níveis de potabilidade, esses além de Mais Baratos que os industrializados ainda possuem um fato importante: Você poderá acompanhar a execução e entender o mecanismos de funcionamento e futura manutenção.



Como arquiteta, particularmente, desaconselho a utilização de água cinza na irrigação de jardins, Por pura precaução e consciência de que as vezes realmente esquecemos de que tudo na vida precisa de manutenção, então porque acabar com seu dia por puro esquecimento, afinal Ninguém vai querer se deperar numa bela manhã ensolarada de domingo com as flores mortas desse belíssimo jardim ao lado...
Sempre aconselho  meus Clientes a utilizar água cinza nas Válvulas de Descargas, afinal de contas elas, continua Sendo a principal vilã de Nossos bolsos.

Imagine quanta água VOCÊ desperdiça pertando apenas um botão, então porque Não utilizarmos a "água cinza" para apertar o mesmo botão quantas vezes quiser, sem se preocupar quantas vezes ao dia você faz xixi, ou toma activia.
Uma atitude simples atitude como aderir aos Filtros de Reúso de água pluvial na irrigação de jardins e "água cinza" para Válvulas de Descargas e... Vu a la....

VOCÊ passará a economizar tanto na conta d'água, que pensará  porque não tinha pensado nisso antes ...

Com a economia da conta,  INVISTA de forma consciente e vá as compras como suas amigas sem culpa, ou curta a vida Como Uma das meninas do: Sex and the City!

Mas, por precaução aprenda todo o Funcionamento de sua casa antes de Sair esbanjando por aí, assim ninguém irá te enganar na hora da manutenção e nem poderão mais reclamar do desperdício de dinheiro no shopping ou salão de beleza... Afinal, depois dessa grande economia, você merece ter seu momento mulherzinha...

E não esqueça: exija OS Projetos de sua Residência pois eles são a garantia de seus Direitos, inclusive os jurídicos, exija sempre a ART e um Profissional credenciado...

E, como diria Willian.... Boa Noite!

Glossário:

Água cinza: é qualquer água que tenha sido utilizada no lar com excessão das Águas dos vasos sanitários, ou seja, Consideramos água cinza, as águas de: lavagens, as usadas em loucas, banhos e pias.
Roberta Sta Cruz
Após assistir o Filme: Julie e Julia - Bateu uma ENORME Vontade de colocar em Prática o Projeto semper tive em mente, Publicar livros.

Claro, que para isso Preciso exercitar o dom da escrita!

Graças a tecnologia, nada Melhor e Mais barato do que um Blog para começar e aproveitar para testar as infinitas POSSIBILIDADES de temas.


Como Julie, a ideia central é Comunicar algo em que CONSIGA abstrair meus dia-a-dia estressante, dedicando tempo a um projeto prazeroso, porém com foco e desafio de superação dos próprios limites ou boicotes (Chame do Que Quiser).

Prazer para Julie era cozinhar, já o meu seria escrever ... Mas escrever Sobre o Que?

Resolvi então escrever sobre coisas que chamam minha atenção e que se interligasse ao meu Trabalho (chatíssimo), ou seja, Arquitetura, Assim: "mato Dois coelhos com Uma cajadada assim", com a possibilidade de enxergar que meu trabalho não é tão chato quanto eu imagino, falta apenas retomar a paixão inicial...

O Blog também poderá ajudar na escolha do tema de minha futura tese de mestrado, ele é uma excelente ferramente de pesquisa e levantamento estatisco sobre o interesse real das pessoas, é claro que vou ter muito o que praticar, afinal estamos em um país de poucos leitores, e tratando-se de internet, estamos falando de imediatismo, ou seja, textos Longos nem pensar.
Eu adoro pesquisar, ler muito e tudo, sou curiosa por natureza e desta forma entendi que poderia unir o útil ao agradável, sem sair da rota pré-destinada da minha vida:

*Arquitetura - Formação,
*Feng Shui - admiração pelas culturas antigas
*Sustentabilidade - tema antigo nas culturas orientais e extremamente recente no ocidente

Questionamentos:

1) Como escrever sobre Arquitetura de forma coerente, coloquial é interessante?

Resposta: Não Faço ideia, escrevo demais por quê, seria um mal de família? Claro que sim! Doença transmitida geneticamente pelo DNA Família da Santa Cruz.

2) O Que representa a Arquitetura não Cotidiano?

Resposta: De acordo com as teórias ensinadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Arquitetura Faz parte das civilizações da história, sendo o registro enigmático da Humanidade. E de início tinha como finalidade projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial.
 
Desafio: Pesquisar as possibilidades de retomada do tratado de Vitrúvio.

Arquitetura, Feng Shui e Sustentabilidade são ciências que interligadas podem fazer o papel que a Arquitetura sozinha foi incapaz de realizar: organizar o espaço e seus elementos.



Desafio Aceito e iniciado...

Pré-determinar um tempo de conclusão, seria loucura, mas espero não trocar de tema até a conquista da bolsa de Mestrado...

Namastê